Raquel trindade de Souza

Raquel trindade de Souza.

Raquel Trindade Souza, Nascida em 1936 , a  é a filha mais velha do grande poeta negro Solano Trindade. Pintora, dançarina, coreógrafa, grande conhecedora da história e cultura afro-brasileira, é considerada uma das maiores griots (guardiões do conhecimento) vivas no Brasil. Fundadora do TPST (Teatro Popular Solano Trindade) e da Nação Kambinda de Maracatu, sempre ministrou cursos e oficinas livres por todo o país, principalmente no Embu das Artes, onde segue enraizada. Casou-se oito vezes, amores que lhes deram três filhos – o compositor Vitor da Trindade, a artista culinária Regina Célia e a escritora dançarina Dadá, e sete netos de sangue (dentre os quais o rapper Zinho Trindade e o percussionista Manuel). Autora de Embu: Aldeia de M’Boy (Noohva América), atualmente ela administra o TPST e seus projetos, além de estar elaborando um novo livro sobre danças de origem bânto chamado Urucungos, Puítas e Quijenges.




Maurino Araújo.


Obra de Maurino Araújo. Mineiro, nascido em Rio Casca em 1943, cresceu no seio de sua família camponesa que fazia de tudo. “Nós plantávamos, fazíamos nossas casas, nossos utensílios e tudo o mais necessário”. Acho que isso é uma herança antiga dos tempos dos quilombos.

A minha vida deu muitas voltas. Fomos morar no Paraná, longe do barro dos utensílios e telhas que via meu avô fazer. Comecei a pegar papel e desenhar, e minha mãe foi minha primeira professora de desenho. Na escola rural, desenhava no quadro-negro. Nos anos 50, voltamos para Minas Gerais, agora para Belo Horizonte.”
Maurino diz que nos anos 60 encontrou a madeira porque o barro não tinha a resistência que buscava. Colocado como interno em um seminário em São João del-Rei (MG), seu talento logo impressionou os padres – que não gostavam de suas esculturas. “No colégio, conheci as obras de Aleijadinho e vou me maravilhando com esse universo barroco colonial
.”






Comentários