Guiné Bissau.
Resumo.
Depois de uma luta revolucionária na década de1 70, a Guiné Bissau passou por rompimentos de infraestrutura econômica deixada por Portugal, no entanto esta liberdade permitiu que o país continuasse no quadro dos mais pobres do mundo.
Summary.
After a revolutionary struggle in the 70s, the Guiné Bissau has experienced disruptions of economic infrastructure left by Portugal; however this freedom allowed the country to remain within the framework of the worlds poorest
Historicamente no pós-guerra alguns países do continente africano passaram por descolonizações.
2 No final da II guerra os países africanos tiveram uma oportunidade de se livrar de um colonialismo europeu que devastava as fronteiras e as capitais desde congresso de Berlim.
Alguns países como Angola, Moçambique e principalmente a Guiné-Bissau foram defendidos por países comunistas e anti-americanistas que pregavam a liberdade e a soberania ideologia politica e social acima de tudo.
Esta liberdade do colonialismo deu inicio a uma guerra revolucionarias entre os países do Continente africano contra os países europeus como: Portugal, Inglaterra, Bélgica e França.
Dentro deste mundo se reelegeram lideres que compraram com sua própria vida a revolução e a liberdade de um sonho viver sem explorações capitalistas e sair da precariedade da escravidão operaria.
Um destes líderes como Amílcar Cabral morto em 31973 lutando contra um regime português e sendo o personagem principal para a liberdade de outros dois países como Angola e Moçambique.
A cada ancião que morre é uma biblioteca que se queima, 4Amadou Hampâté Bâ.
Minhas palavras.
Depois da conquista da independência alguns países passaram a se desenvolver economicamente por respectivo.
Mostrando para o mundo que o seu povo ira reconstruir uma nova nação sem ajuda de colonizadores, com uma apostando numa ideologia de governo, onde seu próprio povo e soberano avante a uma nova liberdade.
Guiné-Bissau conseguiu sua soberania reelegeu presidentes, mas a infraestrutura do país ainda é precária.
A falência do sistema comunista e a reviravolta dos que apoiavam os países socialistas viraram as costas para a Guiné Bissau
Guiné Bissau sobrevive da sua própria cultura, cerca de 80% da população não tem serviço formal até os impostos recolhidos não conseguem custear os funcionalismos públicos desde fim da guerra civil, a até o 5PIB é um dos mais baixos do mundo.
Bibliografia
HAMPÂTÉ, B. A. Amkoullel O menino Fula. I. ed. São Paulo: Athenas, 2003.
HOBSBAWM, E. Era dos extremos o breve seculo XX 19914-1991. [S.l.]: Companhia das letras, 1994.
SILVÉRIO, V. R. Síntese da coleção história geral da África sec XVI ão sec XX In África Ocidental portuguesa pg 487,488,489 Cap 8. 1. ed. Brasilia: UFSCar, v. 1, 2013.
Comentários
Postar um comentário