Crise de identidade



 Crise de identidade


 Objetivos: • 

Caracterizar a crítica à essencialização nas constituições identitárias; • Apontar para as principais transformações sociais que permitiram, socialmente, mudanças na concepção de identidades, anteriormente entendidas como fixas; • Ilustrar o caráter híbrido, múltiplo e, por vezes, contraditório das identidades; • Promover, a partir das experiências individuais, uma reflexão acerca da multiplicidade de orientações que definem as identidades. 

 1. Introdução Identidades essenciais e fixas relacionadas a gênero, sexualidade, etnia, “raça”, nacionalidade e classe tem sido colocadas em questão, particularmente a partir das experiências sociais – fortemente afetadas pelas transformações da segunda metade do século passado, especialmente através do aprofundamento da globalização. Estas transformações estão também mudando nossas identidades pessoais, abalando a ideia que temos de nós próprios como sujeitos integrados.

 Esta perda de um “sentido de si” estável é chamada, algumas vezes, de deslocamento ou descentração do sujeito. Esse duplo deslocamento – descentração dos indivíduos tanto de seu lugar no mundo social e cultural quanto de si mesmos – constitui uma “crise de identidade” para o indivíduo. (HALL09: 2002) A ideia de movimento nas práticas sociais de algo que está descentrado, deslocado da experiência socialmente percebida como norma pode ser entendida como explicadora das “crises de identidade”. Perspectivas identitárias fixas, integrais, unificadas, que apontavam para um núcleo estável do sujeito ou do “eu” – sempre igual ao longo do tempo e da história – tem sido amplamente criticadas em diferentes áreas do conhecimento, apontando para uma direção “antiessencialista das concepções étnicas, raciais e nacionais da identidade cultural e da polí- tica da localização” (HALL 2000: 103). Situar o contexto histórico dessas mudanças permitirá um entendimento melhor da trajetória das questões ligadas à identidade, assim como, o lugar que hoje ocupam no pensamento social. 2. Crise de identidade? Observamos na seção anterior o lugar importante, dentro e fora do universo acadêmico, que hoje é ocupado pelas reflexões sobre identidade. Essas reflexões aproximam e fazem interagir instâncias de ordem individual, co

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