REVERENDO IRINEU MONTEIRO PINHO


A escola Irineu Monteiro Pinho vai começar a se preparar para o dia 20,de novembro.

Com o projeto Países africanos.


    









    


  Introdução.

Este projeto esta estabelecendo e compartilhando a aprovação da Lei 10.639/03, mantendo a obrigatoriedade nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, o ensino sobre a História e Cultura Afro-Brasileira.
Todos os trabalhos a serem desenvolvidos neste tempo contemporâneo ainda visam o combate ao racismo, no entanto este deve ficar cada vez mais forte, suas indicações serão através de etapas educacionais, como projetos de pesquisas acadêmicas, introduzidas na formação do cidadão por meio de entidades educacionais públicas e privadas.

Mesmo com o avanço das Leis elaboradas contra o racismo desde maio de 1888, anos finais da escravidão, o que se constata é que a melhor proposta para atingir tal problemática deve se desenvolver trabalho em sala de aula pelos docentes, este deve ser embasado nas práticas pedagógicas propondo novas diretrizes curriculares para o estudo da história e cultura afro-brasileira e africana.

Por exemplo, os professores devem ressaltar em sala de aula a cultura afro-brasileira como constituinte e formadora da sociedade brasileira, na qual os negros são considerados como sujeitos históricos, valorizando-se, portanto, o pensamento e as ideias de importantes intelectuais negros brasileiros, a cultura (música, culinária, dança) e as religiões de matrizes africanas de acordo com a reforma da [1]Lei 10639/03.
Este artigo possui um gráfico que demonstra a verdadeira realidade do desconhecimento da História da África.




[1] Lei 10,639 em 9 de janeiro de 2003,altera a Lei 9,394 de 20 de dezembro de 1996.

Objetivo.

O objetivo deste projeto e levar o [1]conhecimento dos alunos das escolas publicas os países desconhecidos, dentro de um sistema educacional.
Este trabalho tem como objetivo e específico a desconstrução de temas basicamente não alterada dentro do ensino de história e de outras ciências.
 Assim e as Introduzir dentro dos conhecimentos do estudo de história, para levar a desconstrução de conteúdos e temas que ajudaram a melhor abordagem para os alunos no ensino médio.
 Os conteúdos e temas vão levar ao conhecimento específico e diferentes abordagens de grandes impérios além de uma grande história escondidas por séculos.

.A abordagem também englobara a outras disciplinas como a didática da educação física, português, geografia e história.
Os conteúdos não implicar na matéria de outro docente, portanto não atrapalhar no plano pedagógico da escola e na ação do plano de aula de cada professor, podendo ajudar alinha de raciocínio do aluno fortalecendo e ajudando seu conhecimento.





[1] Hernandez., Leila Leite


Aplicação.

ü  A escolha dos alunos que poderão participar e finalizar este projeto ficam a critério do professor, desde que seja do 9º ano do ensino fundamental II.

ü  Os temas serão variáveis, porém os países não poderão ser repetidos.

ü  Cada sala devera ter em sua pesquisa de conhecimentos no mínimo (5) cinco países, para facilitar nas apresentações no dia escolhido pela coordenação.

ü  As diversidades dos temas são facilmente encontradas na Internet, revistas e sistema de televisão sobre o continente africano, de forma que poderá ser relacionados artigos como: danças vestimentas, músicas, bibliotecas, educação etc.



Bibliografia e Fontes.


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Torres, F. R. A Estéticas da sensibilidade nas diretrizes curriculares nacionais. Contempôraneidade., São Paulo, 01 dez. 2011. 31
[1] História geral da África sec XVI a XX, In África Ocidental Portuguesa PG 487,4. Síntese da coleção História geral da África sec. XVI a XX In África Ocidental Portuguesa Pág. 487, 477,489 cap. 8.1 ed. Brasília, UFSCar, V.1,2013.





                            

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