A escola Irineu Monteiro Pinho vai começar a se preparar para o dia 20,de novembro.
Com o projeto Países africanos.
Introdução.
Este projeto esta estabelecendo
e compartilhando a aprovação da Lei 10.639/03, mantendo a obrigatoriedade nos estabelecimentos de ensino fundamental e
médio, oficiais e particulares, o ensino sobre a História e Cultura
Afro-Brasileira.
Todos os trabalhos a serem desenvolvidos neste tempo contemporâneo
ainda visam o combate ao racismo, no entanto este deve ficar cada vez mais
forte, suas indicações serão através de etapas educacionais, como projetos de
pesquisas acadêmicas, introduzidas na formação do cidadão por meio de entidades
educacionais públicas e privadas.
Mesmo com o avanço das Leis elaboradas contra o racismo desde maio de
1888, anos finais da escravidão, o que se constata é que a melhor proposta para
atingir tal problemática deve se desenvolver trabalho em sala de aula pelos docentes,
este deve ser embasado nas práticas pedagógicas propondo novas diretrizes
curriculares para o estudo da história e cultura afro-brasileira e africana.
Por exemplo, os professores devem ressaltar em sala de aula a cultura
afro-brasileira como constituinte e formadora da sociedade brasileira, na qual
os negros são considerados como sujeitos históricos, valorizando-se, portanto,
o pensamento e as ideias de importantes intelectuais negros brasileiros, a
cultura (música, culinária, dança) e as religiões de matrizes africanas de
acordo com a reforma da [1]Lei
10639/03.
Este artigo possui um gráfico que demonstra a verdadeira realidade do
desconhecimento da História da África.
[1] Lei
10,639 em 9 de janeiro de 2003,altera a Lei 9,394 de 20 de dezembro de 1996.
Objetivo.
O objetivo deste projeto e
levar o [1]conhecimento
dos alunos das escolas publicas os países desconhecidos, dentro de um sistema
educacional.
Este trabalho tem como
objetivo e específico a desconstrução de temas basicamente não alterada dentro
do ensino de história e de outras ciências.
Assim e as Introduzir dentro dos conhecimentos
do estudo de história, para levar a desconstrução de conteúdos e temas que
ajudaram a melhor abordagem para os alunos no ensino médio.
Os conteúdos e temas vão levar ao conhecimento
específico e diferentes abordagens de grandes impérios além de uma grande
história escondidas por séculos.
.A abordagem também
englobara a outras disciplinas como a didática da educação física, português,
geografia e história.
Os conteúdos não implicar na
matéria de outro docente, portanto não atrapalhar no plano pedagógico da escola
e na ação do plano de aula de cada professor, podendo ajudar alinha de
raciocínio do aluno fortalecendo e ajudando seu conhecimento.
[1] Hernandez.,
Leila Leite
Aplicação.
ü A
escolha dos alunos que poderão participar e finalizar este projeto ficam a
critério do professor, desde que seja do 9º ano do ensino fundamental II.
ü Os
temas serão variáveis, porém os países não poderão ser repetidos.
ü Cada
sala devera ter em sua pesquisa de conhecimentos no mínimo (5) cinco países,
para facilitar nas apresentações no dia escolhido pela coordenação.
ü As
diversidades dos temas são facilmente encontradas na Internet, revistas e
sistema de televisão sobre o continente africano, de forma que poderá ser relacionados
artigos como: danças vestimentas, músicas, bibliotecas, educação etc.
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[1]
História geral da África sec XVI a XX, In África Ocidental Portuguesa PG
487,4. Síntese da coleção História geral da África sec. XVI a XX In África
Ocidental Portuguesa Pág. 487, 477,489 cap. 8.1 ed. Brasília, UFSCar,
V.1,2013.
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